DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

INGERIR OS BONS CARBOIDRATOS E EVITAR OS RUINS:
Os bons são aqueles integrais que contém fibras. São eles, os cereais integrais, arroz integral, pão integral, massa de grão duro, oleaginosas, frutas, verduras e legumes. Os maus são aqueles refinados como massas, pães brancos, doces e refrigerantes.

INGERIR AS BOAS GORDURAS E EVITAR AS MÁS:
As boas são aquelas chamadas insaturadas, de origem vegetal (azeite de oliva, óleo de canola, óleo de girassol) e presentes nos peixes de água fria (atum, salmão, sardinha) ricos em omega 3. As ruins são as gorduras animais conhecidas como saturadas e que fazem mal ao coração.

INGERIR AS BOAS PROTEÍNAS E EVITAR AS MÁS:
As proteínas são as fornecedoras de aminoácidos para o organismo, que desempenham uma função construtora, como formar massa magra, reparar tecidos, formação de unha, cabelo, pele etc… Mas atenção a proteína escolhida para compor o seu cardápio pois em especial as de origem animal podem ser riquissimas em gorduras saturadas, entre as carnes vermelhas prefira mignon, patinho magro, com relação as àves sempre as prepare SEM a pele. Atenção a forma de preparo: evite as frituras (milanesa)

INGERIR FIBRAS:
As fibras são fundamentais para o bom funcionamento intestinal. Além disso elas tem outras funções essenciais, entre elas podemos citar: nutrir flora intestinal, mantendo um equilibrio adequado desta, reduzir a absorção de gorduras, lentificar a absorção de carboidratos.  Procure ingerir entre 25 e 30 g ao dia

USE O MOLHO CERTO:
Tempere a salada com vinagre balsâmico, limão, sal, molho de soja ou mostarda. Evite o uso de molhos à base de maionese e modere no azeite. Um exemplo: 2 colheres (sopa) de mostarda, 4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico, 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de cebola desidratada, sal e pimenta do reino a gosto. Misture os ingredientes e regue a salada.

MANERE NO SAL:
Tudo o que não queremos é a retenção de líquidos, sobretudo no período pré-menstrual. O ganho de peso desta fase não corresponde a ganho de gordura, mas sim à retenção de água. Para desinchar, adote uma dieta com pouco sal e reforce a atividade física.