GESTAÇÃO

A gravidez  é um período muito especial na vida das mulheres, no qual ocorrem diversas modificações fisiológicas ou seja no corpo e metabolismo da mulher.
Por exemplo, o trabalho cardíaco aumenta em 35%, pois o volume circulante de sangue torna-se maior, os lipídeos no sangue tendem a aumentar, pode ocorrer também um aumento da glicose no sangue devido a uma diminuição da insulina. Essas são apenas algumas das diversas alterações que ocorrem.

APETITE NA GRAVIDEZ
É absolutamente normal sentir mais sede e fome, afinal você está precisando de mais energia que habitualmente, pois estão ocorrendo diversas mudanças no seu corpo. É importante lembrar que a digestão é também mais lenta neste período, pois a produção do ácido do estômago é menor, além disso, os alimentos digeridos, ficam por mais tempo no intestino, para que a absorção dos nutrientes seja otimizada.

  • Aumente  o número de refeições e diminua o volume dos alimentos ingeridos.
  • Evite alimentos gordurosos.

QUAL A CAUSA DO ENJÔO
O crescimento do útero, gera um aumento da pressão dentro do abdômen, causando  náuseas, além disso existem algumas mudanças na produção hormonal, que podem também ser responsáveis pelo aparecimento de náuseas.

  • Procure aumentar a ingestão de líquidos gelados e ou alimentos frios, evitando alimentos quentes.
  • Use e abuse dos sucos, água de coco, sorvetes de frutas cítricas como limão, abacaxi, balas de hortelã.
  • Evite alimentos flatulentos e bebidas gaseificadas.

CONSUMO DE CAFÉ E ALCOOL
O consumo do álcool não é recomendado durante a gravidez e o consumo de café deve ser limitado a 200mg/dia, o equivalente a 02 xícaras pequenas de café.

QUAIS AS NECESSIDAES NUTRICIONAIS NA GRAVIDEZ ?
As calorias ingeridas devem ser suficientes para suprir as necessidades da gestação, que demanda uma quantidade extra de calorias que pode variar de 200 a 300 cal extras por dia.
Confira no quadro a seguir as vitaminas e minerais importantes para a gestação e suas principais fontes alimentares:

ADOÇANTES E GRAVIDEZ ?
Não é recomendado o uso EXCESSIVO/ ABUSIVO de adoçantes, por isso utilize-os somente quando realmente for  necessário, ou então prefira o açúcar light.

  • O único adoçante recomendado com segurança para gestantes é a sucralose.

ATIVIDADE FÍSICA E GRAVIDEZ
Realize atividade física, com autorização médica. Existem diversas maternidades e alguns laboratórios que oferecem atividades físicas especias para gestantes.

SONOLÊNCIA
Sonolência durante a gravidez é comum, não use a cafeína buscando solução pois seu efeito não será o esperado, além de não ser recomendada em excesso.

CUIDADOS ESPECIAIS
Controle a ingestão de sódio (sal), uma vez que o mesmo retém líquidos, podendo aumentar o edema, que já é comum na gravidez, além da possibilidade de aumentar a chance de desenvolver hipertensão.
Cuidado com ingestão excessiva de doces, pois mulheres gravidas podem desenvolver o diabetes gestacional.

  • NÃO É RECOMENDADA UMA RESTRIÇÃO CALÓRICA excessiva, para gestantes, em caso de obesidade o ideal não é restrição alimentar, mas buscar atingir o menor ganho de peso possível, pois a restrição alimentar severa, prejudica o crescimento do bebe.

GRAVIDEZ X PESO ADEQUADO
O ganho de peso saudável durante a gravidez é extremamente individual, sendo a faixa ideal de 08 a 12 kg.
No 1º trimestre o recomendado é de 1kg/mês, no 2? semestre 1,2 a 2,0kg/mês e no terceiro trimestre de 0,8 a 1,4 kg/mês.
Podemos distribuir o ganho de peso gestacional, entre os seguintes compartimentos corporais: