LACTOSE: Vilã ou mocinha?

Latose engrossa a pele, lactose faz você ganhar peso, lactose piora a digestão, você não é bezerro então não precisa de leite! A que conclusão chegar e o que seguir com tanta informação?

Realmente não somos bezerros,somos humanos, e nós precisamos de cálico e a melhor fonte de calico é leite, pois o cálico do leite é mais biodisponível que dos outros alimentos, mas obviamente que se existe uma alergia ou intolerância comprovada sou a favor de retirar leite e derivados da alimentação, mas antes de partir para esse extremo, se questione se realmente você precisa disso, pois o que é bom para um paciente não necessariamente se aplica a todos e atitudes extremas NUNCA são saudáveis!

A alergia pode ser a lactose ou a proteina do leite de vaca, normalmente nesses casos a sintomatologia é bem forte, por exemplo diarréia imediatamente após o consumo de leite ou derivados, sangue nas fezes de bebes, entre outros. Nesses casos os exames laboratoriais para alergia como testes de IgE, testes genticos, biopsia de intestino, curva de tolerancia oral são positivos. Mas você pode não ser alergico e sim apenas intolerante.

VOCÊ TEM INTOLERANCIA? SAIBA OS PRINCIPAIS SINTOMAS: -sensação de empachamento, -má digestão frequente, -gases -distensão abdominal importante no final do dia – produção excessive de muco (rinite e cia) – irregularidade intestinal. A intolerância não necessariamente é permamente, na maioria das vezes tem relação com uma disbiose intestinal (desequilibrio entre bacterias boas e ruins do seu intestino), que gera uma intolerância temporária, essa disbiose pode ser corrigida com uso de um probiotico e suspensão temporia de leite e derivados da sua alimentação, após esse perido de “descanso”, você poderá com o tempo voltar a consumir leite e derivados. Infelizmente o leite, iogurtes e derivados que temos em nosso país são carregados em conservantes e aditivos quimicos e sempre me questiono, até que ponto o vilão é de fato é a lactose ? Será que tantos casos de intolerância não seriam causados por tantos produtos químicos? Mas como não pretendo viver e muito menos orientar meus pacientes à viverem em uma bolha, recomendo sempre moderação, uso de probioticos em ciclos e uma alimentação rica em fibras para alimentar nossas bacterias boas e melhorar nossa digestão. Se você não tem nenhum dos sintomas citados não precisa de forma alguma cortar a lactose do seu cardápio! Atenção dieta da vizinha não é necessariamente melhor solução!